WhatsApp supera Facebook e é o app mais usado do mundo

Os usuários do WhatsApp gastaram 85,21 bilhões de horas no app em um período de três meses: de maio a julho deste ano. O mensageiro é o aplicativo em que as pessoas mais passam tempo, seguido por outro app de conversas, o WeChat. O Facebook aparece em terceiro lugar no ranking, que tem ainda Messenger e Pandora no top 5.

Os dados são da empresa de análise de aplicativos Apptopia, que divulgou nessa segunda-feira (20) as informações coletadas nos últimos três meses. Nesse mesmo período, o Clash of Clans foi o jogo para celular com maior tempo gasto no total, somando 3,83 bilhões de horas entre os usuários. Os números dizem respeito à soma obtida na App Store e na Google Play Store, desconsiderando as lojas Android não-oficiais, como as que existem na China e outros mercados.

Usuários passaram 85 bilhões de horas no WhatsApp em apenas três meses (Foto: Ana Marques/TechTudo)

Uma das curiosidades do ranking está no fato de que os apps favoritos no Android não correspondem exatamente aos do iPhone. O WhatsApp foi o campeão de tempo gasto pelos usuários do sistema do Google, que passaram 59,27 bilhões de horas no mensageiro. No entanto, os adeptos da Apple ficaram 30,99 bilhões de horas no Facebook, mais do que as 25,94 bilhões de horas despendidas no WhatsApp.

Outro aspecto interessante é que o Facebook conseguiu emplacar quatro aplicativos no top 10 dos mais presentes na vida dos usuários — o próprio WhatsApp, Facebook, Messenger e Instagram, que aparece em sétimo lugar na lista geral e na da App Store, enquanto assume a sexta posição na Play Store. Já o Google traz dois: o YouTube, em sexto no geral, e o Maps, que aparece em nono.

Ranking de apps com maior tempo gasto pelos usuários Android e iOS em todo o mundo (Foto: Divulgação/Apptopia)

O número absoluto dos games, bem inferiores em relação aos aplicativos, não deve ser confundido com fracasso. Pelo contrário: os jogos são os maiores responsáveis por compras dentro do app, sendo os mais rentáveis tanto na Play Store quanto na App Store. A diferença reside fundamentalmente na quantidade de usuários, que é menor neste segmento.

Aqui também há descompasso entre usuários dos dois sistemas móveis principais. Das 3,83 bilhões de horas gastas no Clash of Clans, 2,92 bilhões foram a partir de smartphones Android, deixando apenas 0,91 bilhão para o iOS. O jogo que mais consumiu o tempo dos usuários Apple foi o Fortnite, com 2,98 bilhões de horas. Mesmo sem versão para o SO rival, o joguinho conseguiu alcançar o quarto lugar geral.

Top 10 apps com maior tempo gasto no geral

WhatsApp
WeChat
Facebook
Messenger
Pandora
YouTube
Instagram
Twitter
Google Maps
Spotify

Top 10 jogos com maior tempo gasto no geral

Clash of Clans
My Talking Tom
Candy Crush Saga
Fortnite
Lords Mobile
Subway Surfers
Helix Jump
Slither.io
PUBG Mobile
Fishdom

Globo, via Techtudo e Apptopia

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s