Entenda em mapa as regiões no Rio Grande do Norte dominadas pelas facções criminosas; disputa alimenta os altos índices de violência no estado

O Fórum de Segurança Pública do RN, entidade formada por representantes de sindicatos e associações dos operadores do Sistema de Segurança, composta por policiais civis, policiais militares, policiais federais, agentes penitenciários, bombeiros militares, guardas municipais e agentes de trânsito, detalhou em mapa as cidades no estado dominas e em disputa por facções criminosas, tendo nesta disputa territorial o controle do tráfico de drogas uma das principais causas dos altos índices de violência no estado. De acordo com o Foseg-RN, na capital potiguar e mais quatro cidades da região metropolitana, e ainda Mossoró, o tráfico de drogas ainda não possui o domínio supremo de alguma facção criminosa.

Conforme mapa acima, em 90% do estado o comércio ilegal de entorpecentes é comandado pelo Sindicato do Crime do RN (SDC), cuja predominância  territorial se dá pela quantidade de integrantes. Levantamento informa a existência de pelo menos 4.200 componentes presentes em todos os municípios do estado. Já a facção rival, o PCC, possui cerca de 900 membros no estado. O que chama a atenção é que mesmo com o seu efetivo inferior, a facção paulista tem poder econômico maior. Em resumo, permite manter as rotas de distribuição de drogas do RN para a Europa e estados vizinhos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s