Liberação de armas para guardas municipais é alvo de debate no RN

Para o ministro Alexandre de Moraes, a medida ocorre em face da efetiva participação na segurança pública das guardas municipais e do aumento dos índices de mortes violentas

A decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), de liberar o uso de armas para guardas municipais em cidades com qualquer número de habitantes é alvo de debate no Rio Grande do Norte.
A liberação pode aumentar o número de armas em posse da criminalidade, para José Leonardo Cassimiro, prefeito de São Paulo do Potengi e atual presidente da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte. “Não acho que é solução. É mais um risco para o guarda municipal. Eu não sou favorável”, diz ele.

Para o ministro Alexandre de Moraes, a medida ocorre em face da efetiva participação na segurança pública das guardas municipais e do aumento dos índices de mortes violentas nos municípios brasileiros, independentemente de sua população.

Para Ivênio Hermes, especialista em segurança e coordenador do Observatório da Violência Letal Intencional (OBVIO), o STF acerta em derrubar a restrição, mas a posse e o porte de arma devem receber o tratamento adequado para não se transformar em mais um fator potencializador da violência. “O porte de arma estendido para todas as guardas municipais pode trazer a condição de trabalho que elas precisam para saírem de simples coadjuvantes para verdadeiras protagonistas de uma segurança cada vez mais próxima dos cidadãos”, avaliou.

Apesar de posicionar favoravelmente à medida, Ivênio Hermes pede cautela com a utilização dos equipamentos, evitando que essas armas caiam nas mãos dos criminosos. “As Guardas Municipais precisarão de adequar em treinamento adequado, baseado em métodos modernos de uso progressivo da força, a fim de capacitar seus agentes no correto uso do armamento, com discernimento e equilíbrio para saber quando e como se deve empregar seu uso, haja vista seu potencial letal”, finalizou.

 

PORTAL AGORA RN

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s