Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL) abre vagas para 170 pacientes de cirurgia bariátrica que sofram de vômitos recorrentes

A partir da segunda-feira 28, o Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), abrirá vagas para um programa de pesquisa que inclui tratamento da intolerância alimentar que pode surgir após a cirurgia de redução de estômago conhecida como Bypass Gástrico em Y de Roux. Serão 170 voluntários selecionados e os interessados precisam fazer cadastro através do site http://www.huol.ebserh.gov.br.

Os interessados devem preencher alguns critérios mínimos, como possuir todos os dentes ou ter no máximo dois elementos dentários ausentes; apresentar vômitos ou regurgitação (como uma baba) mais de duas vezes na semana; e ter mais de dois anos da realização da cirurgia. Os selecionados serão contatados pelo hospital e não entrarão nas filas de atendimento em saúde, tendo atenção assegurada pelo programa de pesquisa.

A coordenadora da pesquisa é a fonoaudióloga Cynthia Godoy, que explica que os episódios de vômitos podem decorrer de um problema simples, mas que gera consequências delicadas: a má mastigação.

“O vômito repetitivo pode advir de uma deglutição feita sem mastigação correta, desencadeando problemas variados, desde condicionando psíquico do paciente, até problemas dentários e do sistema digestivo, causados pelo ácido gástrico”, destaca a especialista.

Pacientes de todas as localidades do Rio Grande do Norte podem realizar o cadastro.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s